Conceito Estratégico Militar da República da Guiné Bissau



A reconfiguração do sistema internacional, nomeadamente no continente africano, durante a primeira década do século XXI, motivou uma reflexão profunda sobre o papel de cada um dos diferentes actores na cena política internacional, que conduziu à actualização dos principais documentos em que assenta a respectiva postura estratégica. Assim, sucedeu com a Guiné Bissau, designadamente na área da defesa nacional, com a aprovação do Conceito Estratégico de Defesa e Segurança Nacional (CEDN) 2017.
A crescente vaga de globalização a que se vem assistindo, catalisada por uma verdadeira revolução na área das Tecnologias, acelerou o ritmo de mudança no ambiente internacional, conduziu à reconfirmação dos espaços de interesse dos atores internacionais num quadro alargado de objectivos comuns, em que a concertação, o diálogo e a cooperação têm sido instrumentos privilegiados de actuação.
Nesse quadro, ocorrerá um decrescimento das intervenções de natureza multilateral, que necessitarão, cada vez mais de ser legitimadas pela comunidade internacional. É neste âmbito que a ONU, tendo sabido manter um importante papel ao nível da prevenção e resolução de conflitos, pode garantir o “primado do direito” e assumir um posição de ainda maior relevância.
No espaço alargado em que a Guiné Bissau se insere, têm vindo a ser adoptados novos conceitos estratégicos, sendo exemplo o Conceito Estratégico da CEDEAO, que veio redefinir no âmbito de actuação da organização, aumentar e reforçar a cooperação entre os seus membros, e aprofundar as relações com os seus parceiros estratégicos. Por outro lado, foram dados importantes passos no sentido de dotar a UA de uma política própria de segurança e defesa e dos instrumentos para a sua aplicação.
Para ler mais clique aqui