Conceito Estratégico de Defesa e Segurança Nacional - Guiné Bissau


O objectivo do Conceito Estratégico de Defesa e Segurança Nacional é estabelecer os aspectos fundamentais da estratégia global adoptada pelo Estado para a consecução dos objectivos da política de segurança e defesa. Para atingir este objectivo, o conceito absorve e assume a visão holística, multi-dimensional e abrangente de defesa nacional estabelecida pela Constituição da República da Guiné Bissau, segundo a qual o homem e os seus direitos fundamentais constituem a componente incontornável e essencial.

Além de assumir a defesa da Constituição da República e do Estado de direito democrático e, em consequência, o respeito pelas convenções internacionais, o Conceito Estratégico de Defesa e Segurança Nacional também assume a visão actual dos conceitos de segurança e defesa que passaram a ser um importante instrumento ao serviço da paz internacional e não apenas um instrumento exclusivo do interesse nacional.
Ao longo dos estudos e do debate que conduziram à aprovação deste Conceito Estratégico foram clarificadas importantes noções que traduzem necessidades fundamentais do desenvolvimento, foi explicada a razão da interligação entre segurança e defesa num quadro de complexidade crescente do contexto estratégico internacional caracterizado essencialmente pela grande rapidez de mudanças impostas pelo desenvolvimento das ciências, pelas novas tecnologias de informação e comunicação e pela importância actual da segurança cooperativa.

Durante esses trabalhos preparatórios analisaram-se as razões que fizeram da segurança nacional uma questão mais complexa do que uma resultante de questões exclusivamente internas, analisaram-se as razões que contribuíram para que a defesa nacional tivesse deixado de estar concentrada na ameaça externa, bem como o aparecimento de novos actores da acção política internacional, influenciando o processo de fragilização gradual, por parte dos Estados, da exclusividade da acção política internacional. Foram aprofundadas questões relacionadas com a fixação dos valores permanentes da segurança e defesa, o estabelecimento do espaço estratégico de interesse nacional e procedeu-se a uma importante caracterização das ameaças mais relevantes para Guiné Bissau.
A par da oficialização dessa análise, importa agora, no CEDSN, traçar as orientações sectoriais em matéria de segurança e defesa, instruir para uma maior eficácia e eficiência na sua aplicação, articular e harmonizar políticas sectoriais das actividades com interesse para a segurança e defesa, optimizar o resultado e as repercussões da aplicação dos valores e objectivos da segurança e defesa na política externa e na política interna e no provimento da segurança dos cidadãos e do património, quer público quer privado.

O presente documento assume, pois, um desígnio integrador dos principais vectores da segurança e defesa, bem como a sua subordinação à política definida e executada pelo Governo. Como documento estratégico, além de se subordinar à acção política do Governo, propõe também opções de acção estratégica que, por sua vez, vão condicionar a escolha dos meios necessários à efectiva aplicação da política nacional de segurança e defesa. Simultaneamente, assume a condição de complementaridade face às Grandes Opções do Plano constantes da agenda estratégica do Governo, contribuindo para a «visão partilhada» do futuro para que a Nação Guineense ultrapasse com sucesso o novo desafio para a afirmação da Guiné Bissau como país em vias de desenvolvimento, de rendimento baixo, e continue a sua caminhada em paz e segurança rumo ao desenvolvimento.
Para ler o documento completo clique aqui